Saiba como usar o funil de vendas em negócios digitais

O planejamento e execução de uma estratégia de marketing digital exige atualmente um espaço reservado para as práticas de Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração. O objetivo é acompanhar passo a passo a trajetória do cliente, sendo esse processo conhecido como funil de vendas.

Saiba como usar o funil de vendas em negócios digitais

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas, também conhecido como pipeline, é um recurso utilizado com o objetivo de acompanhar um lead durante a jornada de compra com a intenção de levá-lo ao fechamento por meio de disparos identificados durante a jornada.

É comum dividir o funil de vendas em três etapas, sendo que cada uma delas representa um momento diferente do lead.

O funil de vendas permite identificar com mais clareza cada uma dessas etapas a partir do comportamento do usuário, viabilizando um melhor planejamento, uma qualificação de leads mais eficiente e reduzindo o tempo necessário para o ciclo de venda.

Por essas razões é fundamental que empreendedores digitais iniciem a estratégia no negócio ou, ao menos, tenha domínio sobre a solução.

Quais são as etapas do funil de vendas?

As etapas do funil de vendas são divididas de forma a melhor atender as especificidades do lead em determinada fase da jornada de compra e assim agregar mais valor à experiência do usuário.

Conhecer cada uma dessas etapas e adequar os conteúdos e estratégias corretamente ao que o lead espera encontrar irá enriquecer a estratégia de marketing digital como um todo.

Topo do funil

O topo do funil, também conhecido como período de consciência, é a fase na qual o visitante faz as primeiras pesquisas sobre o tema, mas ainda não identificou qual o problema ou oportunidade que possui.

Nesse momento do funil de vendas os conteúdos devem ser mais genéricos visando guiar o usuário nas primeiras dúvidas que ele apresenta sobre o assunto.

No topo do funil há um volume mais intenso de tráfego, pois o objetivo é atrair todos que apresentam dúvidas ou interesse sobre a solução oferecida, entretanto, isso não significa que todo esse público irá de fato fechar negócio com a empresa.

Meio do funil

O meio do funil consiste na fase de consideração, ou seja, o lead descobriu qual o problema ou oportunidade que tem e está em busca de uma solução.

Nessa fase inicia-se uma pesquisa por informações mais aprofundadas sobre as possíveis soluções, dessa forma, os conteúdos produzidos também devem ser mais detalhados e aprofundados.

O funil de vendas permite qualificar o lead para que a solução oferecida pela empresa esteja de acordo com as necessidades do usuário, sendo assim não adianta “mascarar” as soluções.

O número de leads diminui com o passar das etapas do funil, mas esse processo é natural, pois nem todos são clientes adequados para o que a empresa tem a oferecer.

Fundo do funil

O fundo do funil é também conhecido como fase de decisão. É aqui que o lead irá avaliar comercialmente as soluções que tem para o problema ou oportunidade. Os conteúdos produzidos para essa etapa devem ter um perfil mais comercial e com o objetivo de levar o cliente em potencial para a equipe de vendas.

Os materiais produzidos para o fundo do funil devem ser aprofundados, sendo possível apresentar um teste grátis, uma avaliação, um caso de sucesso entre outras alternativas desse tipo.

Ao desenvolver uma estratégia utilizando o funil de vendas é essencial determinar quais são os gatilhos que vão permitir identificar as mudanças de fase do lead. Esses gatinhos podem ser o acesso a um determinado conteúdo mais aprofundado, um contato, uma alta frequência de navegação etc.

O funil de vendas permite a otimização dos recursos de marketing digital direcionando os esforços da equipe de marketing e de vendas para usuários com mais chances de fechar um negócio.

 

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