5 dicas de empreendedorismo de O Segredo de Luísa

Conhecimento é sempre bem-vindo quando o assunto é abrir um novo negócio. Isso pode ser encontrado em diversos livros como o do Fernando Dolabela, O Segredo de Luisa. A obra consegue abrir a mente e oferecer dicas de empreendedorismo de uma forma didática, misturando literatura com situações do cotidiano.

5 dicas de empreendedorismo de O Segredo de Luísa

Sobre O Segredo de Luisa

Neste livro temos como personagem principal uma estudante do curso de odontologia que toma a importante decisão de deixar a carreira de saúde para abrir o seu próprio negócio.

Nessa história o autor quer mostrar os dois processos principais para se tornar um empreendedor: o primeiro é a formação da ideia e o segundo, a forma para se alcançar a validação dela através da montagem de um plano de negócios.

Fernando Dolabela tenta mostrar na obra a importância de se ter um planejamento ao abrir um empreendimento já que, boa parte das empresas brasileiras, fecham por não ter um. Ele também salienta que isso não impedirá que você feche as portas, afinal de contas, há outros fatores em jogo, mas é possível minimizar consideravelmente os riscos.

O livro dá dicas de como fazer a ideia de negócio se desenvolver e se transformar em algo palpável traçando os caminhos certos para chegar ao sucesso e também a usar a sua veia empreendedora. Veja agora como a obra pode te ajudar a tirar o seu negócio do papel.

Dicas de empreendedorismo baseadas no livro

1. Ache um mentor

Encontrar alguém que possa te orientar e te inspirar é importantíssimo. Se você não entende, ao menos, o mínimo sobre como abrir um negócio, as chances de dar errado antes mesmo de abrir as portas é muito grande. Caso não conheça alguém com esse perfil, se matricular em cursos sobre o assunto é uma excelente opção.

2. Crie um plano de negócios

Precisamos de um bom planejamento para tudo em nossas vidas e, na verdade, você já sabe fazer isso. Quer ver só? Quando você faz uma lista de compras para ir ao supermercado é uma forma de se planejar. Você consegue economizar dinheiro e tempo apenas com esse pequeno passo.

Um plano de negócios deve ter ações e definições sobre as estratégias de marketing. Além disso, é necessário direcionar o seu negócio e também pensar em qual será o seu diferencial. Isso é essencial para se destacar da concorrência.

3. Entenda a parte burocrática

Para muitos, é a parte mais complexa quando se fala em um plano de negócios. Isso é normal já que são muitos os pontos que precisam ser vistos e revistos para que o seu empreendimento esteja completamente dentro da legalidade. Qualquer “ponta solta” pode trazer muitos problemas no futuro.

4. Consiga dinheiro

Uma das partes mais dramáticas na vida de um futuro empreendedor é o capital para iniciar o seu negócio. Uma das táticas mais utilizadas é pedir um empréstimo no banco. Quando isso não for possível, uma boa tática é buscar por investidores. Marque reuniões e mostre para eles o seu plano de negócios e porque eles devem investir na sua ideia.

5. Faça o seu produto ser conhecido

Já provou algum alimento nos corredores dos supermercados? Essa é uma tática bastante utilizada pelas empresas para mostrar aos consumidores o seu novo produto. Você pode disponibilizar amostras grátis em alguns pontos estratégicos para que as pessoas passem a conhecê-lo melhor.

 

Se empolgou? Comece a aprender mais dicas de empreendedorismo. Compre livros, leia reportagens e faça cursos sobre o tema e curta a pagina da Samurai Virtual no Facebook e fique por dentro dessas e outros assuntos!

Samurai Virtual | Pesquisa e-commerce 2017!

Saiba por pesquisa a importancia de uma loja virtual!

Deixe o seu melhor E-mail e receba a pesquisa completa sobre a evolução do e-commerce no Brasil

Cadastre-se e receba, some resultados!